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%0 Journal Article
%4 sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.15.17
%2 sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.15.17.45
%@doi 10.21170/geonorte.2024.V.15.N.49.79.95
%@issn 2237-1419
%F self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
%T O uso de multiplataformas de análise geoespacial como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem em sensoriamento remoto
%D 2024
%9 journal article
%A Medeiros, Thais Pereira,
%A Ferro, Poliana Domingos,
%A Souza, Ranieli dos Anjos de,
%A Anderson, Liana Oighenstein,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
%@affiliation Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
%@electronicmailaddress thais.pereira@inpe.br
%@electronicmailaddress poliana.ferro@inpe.br
%@electronicmailaddress ranieli.muler@ifro.edu
%@electronicmailaddress liana.anderson@cemaden.br
%B Revista Geonorte
%V 15
%N 49
%P 79-95
%K Linguagens de Programação, Pós-Graduação, Prática Docente, Tecnologia da Informação, Interpretação de Imagens Orbitais, Language Programming, Postgraduate, Teaching Practices, Information Technology, Interpretation of Orbital Images.
%X O uso de metodologias de aprendizagem baseadas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação passaram a integrar os sistemas de ensino nas últimas duas décadas, demonstrando ser uma ferramenta poderosa no processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, incluindo o ensino do sensoriamento remoto desde o básico à pós-graduação. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo apresentar a experiência didática desenvolvida no âmbito da disciplina Interpretação de Imagens Orbitais, do curso de pós-graduaçãolato sensuem Geoprocessamento do Instituto Federal de Rondônia. Adotamos uma abordagem de teoria e prática associada à utilização de diferentes tecnologias para análise geoespacial, com ênfase no potencial das linguagens de programação como recurso didático-pedagógico. A disciplina foi planejada a partir da intercalação entre teoria e prática. As atividades práticas aplicadas envolveram a coleta de dados de satélites, entendimento de metadados, transformações multiespectrais, composição de bandas e criação de índices espectrais a partir de 3 abordagens: LandViewere QGIS (método tradicional); Google Earth Engine (linguagem JavaScript) e Google COLAB (linguagem Python). Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturadopara avaliar a eficácia do processo de aprendizagem a partir da visão dos discentes. Foi possível perceber que apesar da dificuldade e falta de experiência dos estudantes com linguagens de programação, eles se mostraram entusiasmados em lidar com essas novas ferramentas, podendo ajudar no desenvolvimento de habilidades que hoje são tão desejadas pelo mercado de trabalho. ABSTRACT: The use of learning methodologies based on Digital Information and Communication Technologies started to integrate the teaching systems in the last two decades, proving to be a powerful tool in the teaching and learning process in several areas of knowledge, including the teaching of remote sensing from basic education to graduate school. In this sense, this article aimed to present the didactic experience developed within the discipline Interpretation of Orbital Images, of the lato sensupostgraduate course in Geoprocessing at the Federal Institute of Rondônia. We adopted a theory-and-practice approach associated with the use of different technologies for geospatial analysis, with emphasis on the potential of programming languages as a didactic pedagogical resource. The discipline was planned from the intercalation between theory and practice. The applied practical activities focused on the collection of satellite data, understanding of metadata, multispectral transformations, bands composition, and creation of spectral indices from 3 approaches: LandViewer and QGIS (traditional method); Google Earth Engine (JavaScript language) and Google COLAB (Python language). In the end, a semi-structured questionnaire was applied to assess the effectiveness of the learning process from the student's point of view. It was possible to see that despite the students' difficulty and inexperience with programming languages, they were enthusiastic about dealing with these new tools, which could help in the development of skills that are so desired by the job market today.
%@language pt
%3 6_14160.pdf


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